Ferramentas para Relatórios

Para quem está desenvolvendo aplicações comerciais em .Net, uma dúvida muito comum é como criar os relatórios da aplicação. Se você usa o Microsoft SQL Server, poderá usar o Reporting Services (), que é um excelente ferramenta para relatórios.

Mas se você usa outros bancos de dados, ou está criando uma aplicação multi-banco, talvez o Reporting Services não seja uma boa opção, mas não se preocupe pois existem várias alternativas e excelentes ferramentas para relatórios, vejamos algumas delas que considero muito boas:

1. PrintDocument: componente do Visual Studio onde você precisará desenhar o relatório manualmente, não é a maneira mais eficaz para um relatório, mas pode ser útil em alguns casos. Conheça mais em:

2. SQL Reporting Services: faz parte do Microsoft SQL Server e é uma ferramenta gratuita, mesmo nas versões Express. É simples de utilizar e possui grande variedade de templates. Os relatórios ficam armazenados dentro do SQL Server. Conheça mais em: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms159106.aspx

3. DevExpress XTraReports: é uma ferramenta realmente excelente, apesar de ser paga, não é muito cara e depois de instalar o componente você terá um novo template para um item de projeto do tipo XTraReport, onde você cria relatórios realmente fantásticos. Você tem total controle sobre todas as partes do relatório e pode escrever o código em C# ou VB.Net dentro do Visual Studio. Os relatórios são compilados junto com a aplicação e você precisa somente distribuir as DLLs do componente. Um ponto que não gosto muito é que não tem um Designer muito amigável para o usuário final, caso você queira permitir que seus usuários modifiquem os relatórios. Ele também expota os relatórios para um dezena de formatos, como PDF, JPG, Word, Excel, HTML, etc. Conheça mais em: http://www.devexpress.com/products/net/reporting/
A DevExpress é muito conhecida também pela sua suite de componentes, que vale a pena você conhecer.

image

4. StimulReport: é uma ferramente excelente e muito simples de utilizar, trabalha por padrão com Ribons no Designer o que facilita muito a vida do desenvolvedor, permite controlar totalmente o relatório, assim como o XTraReports, mas ao contrário deste, o relatório não é compilado junto com a aplicação, ficando em um arquivo separado. Neste caso ou você mantém o arquivo separado ou cria um mecanismo para armazená-lo no banco de dados. A grande vantagem desta ferramenta é a facilidade de se modificar um relatório em tempo de execução, simplesmente clicando em um botão EDIT. Ele permite também que os formulários para os filtros do relatório, por exemplo, sejam feitos juntamente com o relatório, o que facilita muito a nossa vida. Você precisará também enviar junto com a aplicação as DLLs do componente. AO Stimul tem também uma interface toda em WPF, o que lhe confere um visual bem mais moderno. Ele também expota os relatórios para um dezena de formatos, como PDF, JPG, Word, Excel, HTML, etc. Conheça mais em: http://www.stimulsoft.com/

image

É claro que existem vários outros componentes para relatórios, mas estes são os que eu considero muito produtivos. É isto aí, acho que deu para ter uma idéia de que caminho tomar no desenvolvimento de relatórios para aplicações.

[]s,
Carlos dos Santos.

13 Comments

  1. Olá Carlos,

    Bom post! Creio que essa seja uma dúvida de muita gente!

    A 4 anos atrás, quando entrei para empresa que trabalho hoje, recebi a missão de encontrar uma ferramenta para relatórios flexível e prática.
    Dentre várias que encontrei, optamos pelo StimulReport.

    Realmente uma excelente ferramenta! Recomendo!

    Abraços,

    Diogo Damiani

  2. Zé Manuel says:

    Assunto
    Como executar um arquivo.exe via codigo?

    Boas, eu estou usando o visual studio 2010 e o windows phone 7 emulator e precisava executar um comando DOS. Estou a tentar com o System.Diagnostics.Process.Start
    mas ta me a dar erro. Reparei que voçê disponibilizava um exemplo de como se fazia isto mas noutra versao do VS.
    Se possivel gostaria que me disponibiliza-se este exemplo, e gostava de saber se é possivel fazer isto utilizando o windows phone 7 emulator e o VS2010.
    Obrigado.

    http://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-BR/mobilidadept/thread/09b5291e-cf07-450b-8983-86162aaa3e3a

  3. Diego Zanivan says:

    Olá, gostei do post e notei que vc não fala sobre o crystal reports, vc poderia me falar algo sobre o crystal?
    Estou desenvolvendo e utilizando ele, porém estou passando por vários contratempos (tela de logon que funciona em uns mas outros não)
    Ainda tenho tempo de trocar, qual das 4 ferramentas é mais popular?
    obrigado

    • Carlos dos Santos says:

      Diego,

      eu nunca usei o Crystal Reports em projetos na empresa, por isto não falei mais sobre ele.
      Sobre ser popular ou não, hoje eu uso o Stimul e gosto muito dele. também já usei o DevExpress e é uma excelente ferramenta. O ideal é você instalar as ferramentas e avaliar de acordo com seu projeto.

      []s,

  4. Ireny Rodrigues says:

    Boa tarde!
    Essa ferramenta StimulReport, como funciona na hora de publicar no servidor? Tem que instalar alguma coisa lá, ou vai ter alguma dll que é incorporada ao projeto? Funciona num servidor windows2008/IIS7 ?
    Obrigada!

    • Carlos dos Santos says:

      Olá,
      Você publica as DLLs junto com o seu projeto. Funciona em servidores sem problema, mas nã dúvida baixe a versão trial e faça um teste.

      []s,

  5. Fernando Machado says:

    Olá Carlos, tudo bem?

    Precisaria de uma feramenta que desenvolver um relatório consultando um banco SQL e fazer que esse relatório tivesse alguma chave para poder visualizar, pois a intensão é comercializar este relatório no futuro.

    Qual destas ferramentas você indicaria?

    Obrigado!

  6. Carlos dos Santos says:

    Fernando,

    Você consegue fazer isto com SQL Reporting, DevExpress e StimulReport, lembrando que em qualquer dos casos você precisa se atentar a questão de licenciamento.

    []s,

  7. Giuvane Conti says:

    Olá Carlos, tudo bem ?

    Estou pesquisando um software de relatórios para ser utilizado na empresa onde eu trabalho.. provavelmente ele será utilizado em WPF, C# e ASP.NET.. o seu post foi um dos melhores que encontrei na web, porém já faz algum tempo que ele foi postado…

    Eu gostaria de saber se existem outras ferramentas atualmente tão boas quanto essas que você conheça, ou mesmo já tenha ouvido falar…

    Desde já obrigado e parabéns pelo post.

  8. Carlos dos Santos says:

    Olá Giuvane,

    Eu ainda gosto muito destas ferramentas, principalmente do Stimul, que é bem flexível e robusto. com certeza existem mais ferramentas hoje no mercado, mas eu ainda reforço estas que citei no post.

    []s,

  9. Fábio says:

    Olá Carlos tudo bem?

    Este Stimulsoft possui ferramenta para geração de relatorios pelo usuário “End-User Designer”?

    Parabéns pelo post muito útil!

    Obrigado!

  10. marcospaulodc says:

    Boa tarde,

    Sobre a questão mencionada acima, fiz um formulário sobre o XtraReports da DevExpress, por gentileza conto com a colaboração de todos para obtenção das respostas para conclusão do meu trabalho.

    Segue o link do formulário:
    http://goo.gl/forms/rx238slmbL

Leave a Reply

Anti-spam: complete the taskWordPress CAPTCHA


This blog is kept spam free by WP-SpamFree.