Visual Studio 2015 e C# - Algumas Novidades

Olá, como todos já devem saber a Microsoft liberou na última quarta-feira (12/11) a versão Public Preview do Visual Studio 2015 e também uma versão free agora chamada de Visual Studio 2013 Community. Junto com o Visual Studio 2015 temos agora o novo C# 6. Neste post vou falar sobre algumas das novidades da IDE e também do C# 6.

Novidades da IDE:

Code Fixer: identifica problemas no código e mostrar possíveis soluções:

Ao encontrar um possível problema no código, é mostrada uma pequena “lâmpada amarela” que ao ser clicada mostra os fixers disponíveis. O mais interessante é que você tem um preview do seu código com a aplição do Fixer:

Após isto é só escolher o fixer que mais lhe agrada e aplicá-lo. Nem precis dizer que isto aumenta exponencialmente a sua produtvidade!!!

InLine Rename: renomeia o seu código e mostrando o que será modificado em destaque

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o nome “Funcao” e escolher Rename, todas os locais já são identificados e o rename é feito diretamente no editor, digitando sobre o nome em destaque e tem mais, você pode renomear até o que em comentários, basta configurar a janela abaixo, que aparece no canto direito do seu editor.

Novo Gerenciador de Pacotes NuGet:

Você já deve utilizar o NuGet para instalaer componentes em seus projetos, eu mesmo já demonstrei isto em vários outros posts aqui no blog. Mas agora é possível gerenciar e instalar os pacotes através de uma nova janela bem mais simples, que você abre clicando com o botão direito do mouse em Referentes na sua Solution:

Isto abre a nova janela o NuGet:

Esta janela tem uma grande novidade que é permitir você escolher a versão do pacote que quer instalar. Mas você ainda pode continuar instalando seus pacotes pelo gerenciador de linha de comando.

Novidades do C# 6:

Formatando Strings:

Hoje para formatarmos uma string, utilizamos String.Format():

var X = 10; 
var Y = 20; 

var str0 = string.Format("Valor de X: {0} e Y: {1}", X,Y);

Mas com o C# 6, podemos fazer isto desta forma:

var X = 10; 
var Y = 20; 

var str1 = "Valor de X: \{X} e Y: \{Y}";

Aqui nos simplesente montamos a string e no local onde queremos os valores, nós os colocamos precedidos de uma barra invertida e dentro de colchetes.

Usando operadores nulos (?.):

É muito comum durante o desenvolvimento você verificar se algum tipo objeto não é nulo, para assim chamar algum método ou valor. Normalmente faríamos assim:

var conexao = new SqlConnection("data source=(local); initial catalog=northwind; integrated security=true"); 
var cmd = new SqlCommand("select CompanyName from customers where CustomerID='AAAA'", conexao); 
conexao.Open(); 

var retorno = cmd.ExecuteScalar(); 
if(retorno != null) 
{    
     var dados = retorno.ToString(); 
} 
conexao.Close(); 

Agora podemos fazer assim:

dados = retorno?.ToString(); 

Isto informa ao compilador que é para ele executar o ToString() somente se a variável retorno for diferente de null. Simples não!!!

Exception Filters:

Você certamente trata os erros em sua aplicaçao através de Try…Catch…Finally, algo como o código abaixo:

try 
{
}
catch (SqlException ex)
{
}
finally 
{ 
}

Agora imagine que você queira que a excecão SqlException disparasse somente se houvesse uma condição para isto acontecer:

try 
{ 
} 
catch (SqlException ex) if(ex.Server == "MeuServidorLocal") 
{ 
} 
finally 
{ 
}

No nosso exemplo, a exceção só dispara se o nome do servidor for “MeuServidorLocal”

Novo compilador Roslyn (.Net Compiler Platform)

Esta é sem dúvida alguma a maior de todas as novidades, pois muito do quev acabei de escrever acima só é possível graças ao novo compilador. No meu post anterior eu falei brevemente sobre o novo compilador e também sobre um projeto Open Source da qual eu estou fazendo parte.

É isto aí pessoal, a idéia deste primeiro post sobre o Visual Studio 2015 e C# 6 é só para você sentirem o que está vindo por aí! Leiam, estudem, aproveitem!!!

Um grande abraço e até a próxima,

Carlos dos Santos