Sua aplicação web está online neste momento ?

Esta é realmente uma pergunta complicada não acham ? Como determinar se minha aplicação está funcionando, sem ficar olhando para ela ?

Existem várias maneiras de resolver este problema, mas vou mostrar como monitorar isto usando o Application Insights do Microsoft Azure.

É bem simples, vamos lá! Abra o portal do Azure: http://portal.azure.com com seu usuário e senha, caso não tenha um, basta criar uma conta trial.

Dentro do portal, vá em Application Insights:

image

E depois clique em Add. Na tla seguinte preencha com o nome do seu monitoramento e no tipo de aplicação selecione o que se encaixa melhor. No nosso exemplo, vou escolher “Asp.Net web application”. Existem vários tipo de aplicação pois além de monitorar se sua aplicação está no ar, você pode colher dados valiosos de telemetria sobre o uso e comportamento de sua aplicação, mas isto fica para outro post. Dados preenchidos, clique em “Create”.

image

Em alguns instantes o portal será criado e listado:

SNAGHTML552d3c

Veja que temos muitas opções de monitoramento:

image

Mas vamos nos concentrar no Availability:

image

E agora vamos adicionar um Web Test bem simples fazendo um ping:

image

Veja que podemos fazer “ping” de várias localidades, o que é bastante útil. E além do ping, podemos enviar notificações por email, configurando os Alertas:

image

Feito isto, confirme as opçòes e já podemos testar o serviço! Se a sua aplicação apresentar indisponibilidade, um email será enviado para você e todos estes dados serão armazenados no portal do Azure, o que permite fazermos muitas análises destas informações!

Aqui está um exemplo do portal:

image

E do email:

image

Aqui tivemos apenas uma pequena amostra do que é possível fazer com o Application Insights, mas posso garantir que existem dezenas de outras telemetrias que podem ser feitas. Aproveite e começe a explorar agora mesmo!

Abraços e até a próxima,
Carlos dos Santos.

1 Comment


  1. Muito bom o artigo, ajudou-me a configurar em meu site para analisar todas as métricas disponíveis.
    Obrigado!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Anti-spam: complete the taskWordPress CAPTCHA


This blog is kept spam free by WP-SpamFree.