Tem um Linux no meu Windows 10!

Fala pessoal,

É isto mesmo que você leu, tem um Linux dentro do Window 10, e não é uma máquina virtual, como muitos estão pensando, é um sub-sistema baseado no Ubuntu.

Se alguém falasse isto há alguns anos atrás, eu provevalmente diria que é loucura, mas o mundo mudou e a Microsoft também. Nós últimos anos a Microsoft vem trabalhando mais fortemente com comunidades open source, e o Linux é uma delas.

Em um mundo voltado para nuvem, não faz mais sentido a Microsoft focar somente no Windows e prova disto é que o Linux é muito utilizado nas máquinas virtuais do Azure, isto mesmo, na nuvem Microsoft, existe Linux.

Noticias como a “Microsoft Ama o Linux”:

image

E o “SQL Server Ama o Linux”:

image

Talvez soem um tanto estranho para quem utiliza somente o Windows no dia a dia, mas como eu disse antes, o mundo está mudando e principalmente, está se tornando multi plataforma  “de verdade”. De verdade, quero dizer que você consegue construir um software realmente multiplataforma, onde o mesmo código roda, por exemplo, no Windows, Linux e Mac. Isto pode ser feito com o .Net Core/Asp.Net Core e Xamarin, só para citar alguns exemplos.

Mas voltando ao título do artigo, como assim tem um Linux dentro do meu Windows ? Simples, meu caro leitor, a Microsoft colocou um sistema Linux junto com o seu Windows 10, não uma máquina virtual, mas um sistema nativo Linux, baseado no Ubuntu.

O que vamos mostrar agora vale para quem já instalou a versão de aniversário do Windows 10 ou está no Programa Insiders.

Então vamos lá:  para instalar o Linux no seu Windows, abra o “Painel de Controle” e vá em Programas, e depois em “Ativar ou Desativar Rescursos do Windows”:

image

Agora selecione a opção “Windows Subsystem for Linux”:

image

Clique em OK para instalar! Provavelmente você terá que reiniciar a máquina!

Depois de instalado, você abre o Prompt de Comandos e digita “bash”:

image

Agora a mágica acontece, você está de fato em um Linux, mas compartilhando os seus discos e pastas, veja por exemplo o comando ls:

image

Vamos ver a versão do Linux, usando o comando “lsb_release –a”:

image

Vamos por exemplo instalar o editor de textos nano. Assim como no Ubuntu Linux, vamos usar o comando apt-get:

apt-get update
apt-get install nano

Mas antes de criar um arquivo e mostar no windows, vou mudar de diretório no Linux. Veja que estamos em /mnt/c e agora vou para o meu Temp:

cd /mnt/c/Temp

nano teste.txt

image

Agora vamos salvar o arquivo e verificar no Windows:

image

O sub-sistema ainda está em beta, mas muitos programas linux funcionam e muitos mais irão funcionar em novas versões, isto é só o começo de uma grande resolução e eu espero que você fique antenado nas mudanças!

Abraços e até a próxima,
Carlos dos Santos.

10 Comments


  1. Olá Carlos… Parabéns pelo trabalho… Parabéns pelo post… Apenas um detalhe, por aqui, antes de usar o ‘apt-get’ precisei subir o nível do usuário com ‘sudo su’. Ok!? Após funcionou sem problemas e viva o velho Wordstar…. Hehehehe…

    Reply

  2. Obrigado pelo comentário Clodoaldo,

    Realmente para alguns comandos é preciso elevar a permissão com sudo. Na minha versão aqui consigo usar o apg-get sem sudo, mas no computador da empresa precisei colocar.

    []s,

    Reply

  3. Olá Carlos, bem interessante esta iniciativa da Microsoft.

    você já tomou conhecimento do CygWin? também é uma conversão das ferramentas unix para windows, e é bem próxima do que a microsoft está fazendo.

    abraços.

    Reply

    1. Olá Carlos,

      Eu conheço sim! Projeto bem interessante!

      []s,

      Reply

  4. Olá Carlos…
    Que demais a ferramenta, quem diria?!?

    Uma questão:
    Possuo o Windows 10 Pro (Version 1511 build 10586.494), entrei no Painel de Controle como você indicou para adicionar funções do Windows e não encontrei essa opção (Windows Subsystem for Linux).

    Tem alguma luz / idéia?!?
    Abraços e obrigado!

    Reply

  5. Amigo, como eu faço para ter privilégios de root?
    Obrigado!

    Reply

  6. Patrick,

    só utilizar o sudo, por exemplo:

    sudo apt-get update

    []s,

    Reply

  7. Um excelente post, parabéns. Fico de certa forma preocupado por ainda estar obscuro, onde é que Microsoft quer chegar. Se é que quer chegar em algum lugar. É claro que podemos de certa forma considerar que este tipo de atuação para o mundo do Software Livre é um grande avanço. No entanto, me reservo nas minhas preocupações.

    Reply

  8. Olá,
    A idéia é fornecer ferramentas Linux para desevolvedores Windows, principalmente agora que o .Net é suportado também no Linux.

    []s,
    Carlos.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Anti-spam: complete the taskWordPress CAPTCHA


This blog is kept spam free by WP-SpamFree.