Fala pessoal,
É isto mesmo que você leu, tem um Linux dentro do Window 10, e não é uma máquina virtual, como muitos estão pensando, é um sub-sistema baseado no Ubuntu.
Se alguém falasse isto há alguns anos atrás, eu provevalmente diria que é loucura, mas o mundo mudou e a Microsoft também. Nós últimos anos a Microsoft vem trabalhando mais fortemente com comunidades open source, e o Linux é uma delas.
Em um mundo voltado para nuvem, não faz mais sentido a Microsoft focar somente no Windows e prova disto é que o Linux é muito utilizado nas máquinas virtuais do Azure, isto mesmo, na nuvem Microsoft, existe Linux.
Noticias como a “Microsoft Ama o Linux”:
E o “SQL Server Ama o Linux”:
Talvez soem um tanto estranho para quem utiliza somente o Windows no dia a dia, mas como eu disse antes, o mundo está mudando e principalmente, está se tornando multi plataforma “de verdade”. De verdade, quero dizer que você consegue construir um software realmente multiplataforma, onde o mesmo código roda, por exemplo, no Windows, Linux e Mac. Isto pode ser feito com o .Net Core/Asp.Net Core e Xamarin, só para citar alguns exemplos.
Mas voltando ao título do artigo, como assim tem um Linux dentro do meu Windows ? Simples, meu caro leitor, a Microsoft colocou um sistema Linux junto com o seu Windows 10, não uma máquina virtual, mas um sistema nativo Linux, baseado no Ubuntu.
O que vamos mostrar agora vale para quem já instalou a versão de aniversário do Windows 10 ou está no Programa Insiders.
Então vamos lá: para instalar o Linux no seu Windows, abra o “Painel de Controle” e vá em Programas, e depois em “Ativar ou Desativar Rescursos do Windows”:
Agora selecione a opção “Windows Subsystem for Linux”:
Clique em OK para instalar! Provavelmente você terá que reiniciar a máquina!
Depois de instalado, você abre o Prompt de Comandos e digita “bash”:
Agora a mágica acontece, você está de fato em um Linux, mas compartilhando os seus discos e pastas, veja por exemplo o comando ls:
Vamos ver a versão do Linux, usando o comando “lsb_release –a”:
Vamos por exemplo instalar o editor de textos nano. Assim como no Ubuntu Linux, vamos usar o comando apt-get:
apt-get update
apt-get install nano
Mas antes de criar um arquivo e mostar no windows, vou mudar de diretório no Linux. Veja que estamos em /mnt/c e agora vou para o meu Temp:
cd /mnt/c/Temp
nano teste.txt
Agora vamos salvar o arquivo e verificar no Windows:
O sub-sistema ainda está em beta, mas muitos programas linux funcionam e muitos mais irão funcionar em novas versões, isto é só o começo de uma grande resolução e eu espero que você fique antenado nas mudanças!
Abraços e até a próxima,
Carlos dos Santos.
Permalink
Olá Carlos… Parabéns pelo trabalho… Parabéns pelo post… Apenas um detalhe, por aqui, antes de usar o ‘apt-get’ precisei subir o nível do usuário com ‘sudo su’. Ok!? Após funcionou sem problemas e viva o velho Wordstar…. Hehehehe…
Permalink
Obrigado pelo comentário Clodoaldo,
Realmente para alguns comandos é preciso elevar a permissão com sudo. Na minha versão aqui consigo usar o apg-get sem sudo, mas no computador da empresa precisei colocar.
[]s,
Permalink
Olá Carlos, bem interessante esta iniciativa da Microsoft.
você já tomou conhecimento do CygWin? também é uma conversão das ferramentas unix para windows, e é bem próxima do que a microsoft está fazendo.
abraços.
Permalink
Olá Carlos,
Eu conheço sim! Projeto bem interessante!
[]s,
Permalink
Olá Carlos…
Que demais a ferramenta, quem diria?!?
Uma questão:
Possuo o Windows 10 Pro (Version 1511 build 10586.494), entrei no Painel de Controle como você indicou para adicionar funções do Windows e não encontrei essa opção (Windows Subsystem for Linux).
Tem alguma luz / idéia?!?
Abraços e obrigado!
Permalink
Leonardo,
veja se você está com a versão de aniversario: https://blogs.windows.com/windowsexperience/2016/08/02/how-to-get-the-windows-10-anniversary-update/
[]s,
Permalink
Amigo, como eu faço para ter privilégios de root?
Obrigado!
Permalink
Patrick,
só utilizar o sudo, por exemplo:
sudo apt-get update
[]s,
Permalink
Um excelente post, parabéns. Fico de certa forma preocupado por ainda estar obscuro, onde é que Microsoft quer chegar. Se é que quer chegar em algum lugar. É claro que podemos de certa forma considerar que este tipo de atuação para o mundo do Software Livre é um grande avanço. No entanto, me reservo nas minhas preocupações.
Permalink
Olá,
A idéia é fornecer ferramentas Linux para desevolvedores Windows, principalmente agora que o .Net é suportado também no Linux.
[]s,
Carlos.