Trabalhando com SQL na linha de comando

Olá pessoal,

Hoje em dia, apesar de IDEs super poderosas, com milhares de funcionalidades, às vezes nos deparamos com procedimentos que são necessários na linha de comandos, nosso bom e velho Command Prompt.

Mas porque eu teria que usar uma ferramenta de linha de comando se tenho o Management Studio, o Visual Studio e agora também o Operations Studio ? Isto é simples, você pode estar em um ambiente onde não existe sequer um modo gráfico, o que é muito comum em servidores, principalmente Linux. Lembre-se que o SQL Server também roda no Linux agora!

Sendo assim, a Microsoft tem investido cada vez mais em ferramentas de linha de comando, e o SQL Server não é uma exceção a esta regra, pois isto foi criado o mssql-cli, que permite trabalharmos com o SQL Server usando apenas a linha e comandos.

Uma curiosidade, é que esta ferramenta, como algumas outras da Microsoft, foi desenvolvida com a linguagem Python. Então para você que acreditava que só existia .Net, as coisas estão realmente mudando!!!

Vamos iniciar instalando a ferramenta e para isto, precisamos instalar o Python para o sistema operacional da sua preferência, no meu caso vou instalar no Windows.

Depois de instalado, vamos instalar o mssql-cli, usando o  comando:

pip install mssql-cli

Agora, vamos acessar a ferramenta com o comando:

mssql-cli –S <servidor>

E teremos a tela abaixo:

Agora podemos conectar no nosso banco de dados e executar comandos SQL em um ambiente modo texto apenas, inclusive com intellisense!

Veja o intellisense funcionando na escolha do banco de dados:

E agora em um comando select dentro do banco de dados NorthWind:

Bem simples e prático!

Ah, lembre-se que a ferramenta ainda está em public preview, ou seja, é beta! Também é open Source!

Mais informações podem ser obtidas nesta página do Github.

Até a próxima,
Carlos dos Santos.