Olá pessoal,
A partir da versão 6.1 do EntityFramework é possível criar índices no banco de dados, especificando isto diretamente nas classes no código fonte. Esta criação dos índices é feira através do atributo Index diretamente sobre o campo da classe. Mas atenção: isto só é possível utilizando o recurso Migrations do EntityFramework.
Para demonstrar este recurso, vamos criar um projeto do tipo Console no Visual Studio e vamos adicionar o EntityFramework CodeFirst usando o pacote NuGet.
Criando o Projeto Console:
Adicionando o EntityFramework CodeFirst com o NuGet Package (Tools/Nuget Package Manager/Package Manager Console) e iremos adicionar o pacote com o comando abaixo:
Install-Package EntityFramework
Vamos agora adicionar a nossa classe de Contexto:
public class Contexto : DbContext
{
public DbSet<Cliente> Cliente { get; set; }
}
E na sequência a classe Cliente:
public class Cliente
{
public int ID { get; set; }
public string Nome { get; set; }
public string Cidade { get; set; }
public string UF { get; set; }
}
Criando Índices
Vamos imaginar que você precise criar um índice para o campo Nome classe Cliente. Iremos usar então o atributo Index e também o MaxLength para determinarmos o tamanho máximo do campo. O atributo Index está no NameSpace: System.ComponentModel.DataAnnotations.Schema
public class Cliente
{
public int ID { get; set; }
[Index]
[MaxLength(100)]
public string Nome { get; set; }
public string Cidade { get; set; }
public string UF { get; set; }
}
Veja que é bem simples, basta adicionar o atributo Index em cima do campo que você quer o índice! Você pode também dar um nome para o índice e, caso seja um índice composto (mais de um campo) indicar qual a posição do campo no índice.
Para nomear o índice, basta informar, por exemplo: [Index(“MeuIndice”)] e se você quiser informar também a posição, basta adicionar logo após o nome. Você ainda pode indicar se o índice é Clustered ou Unique. O nome do índice não é obrigatório.
Lembrando o que falei no início do post, a criação do índice é feita usando o Migrations e agora vamos adicioná-lo ao nosso projeto utilizando a Package Manager Console novamente:
Enable-Migrations
Agora já podemos começar a enviar os comandos do migrations para criar ou atualizar nosso banco de dados. Começamos então adicionando um checkpoint para o migrations:
Add-Migration CriacaoBanco
Se você verificar o código gerado pelo Migrations, verá a criação do índice (neste exemplo eu dei o nome “MeuIndice” para o índice):
public partial class CriacaoBanco : DbMigration
{
public override void Up()
{
CreateTable(
"dbo.Clientes",
c => new
{
ID = c.Int(nullable: false, identity: true),
Nome = c.String(maxLength: 100),
Cidade = c.String(),
UF = c.String(),
})
.PrimaryKey(t => t.ID)
.Index(t => t.Nome, name: "MeuIndice");
}
public override void Down()
{
DropIndex("dbo.Clientes", "MeuIndice");
DropTable("dbo.Clientes");
}
}
Veja o comando .Index(t => t.nome, name: “Meu_Indice”). Ele é quem irá criar o índice quando aplicarmos a alteração no banco de dados, mas antes de criarmos o banco de dados não podemos esquecer da string de conexão de deve estar no app.config ou web.config (no caso de aplicações web). Vamos adicionar a linha com a conexão:
<connectionStrings>
<add name="Contexto"
connectionString="data source=(local); initial catalog=EFIndice; user id=teste; password=teste"
providerName="System.Data.SqlClient"/>
</connectionStrings>
Agora vamos criar o banco de dados com o índice executando o comando Update-Database:
Update-DataBase
Pronto, nosso banco foi criado com o índice que determinamos. Vejam a tela do Management Studio:
Ao invés de criar o banco diretamente, você também pode adicionar o parametro –Script ao Update-Database para assim, gerar o script do seu bando de dados.
Agora você já pode adicionar a criação de índices ao seus projetos do EntityFramework e assim, melhorar a performance de suas consultas.
Abraços e até a próxima,
Carlos dos Santos.