Melhorando a performance do Entity Framework com NGen

Olá pessoal,

Em um outro post eu falei bem rapidamente sobre o NGen, que serve para pré-compilar os assemblies de um aplicação, fazendo antecipadamente o trabalho do JIT (Just in Time Compiler).

Só para relembrar um pouco, a figura abaixo mostra o processo de execução de uma aplicação em .Net:

Em um processo natural de desenvolvimento em .Net, o que acontece é basicamente o que está na figura acima, ou seja, você escreve seu código, compila e depois executa. Mas na execução entra em ação o JIT, que pega o código gerado (Assembly) e traduz para código nativo, ou linguagem de máquina, que então será executado pelo processador.

Durante a instalação do .Net Framework em um computador, este processo é executado para todos os componmentes do .Net, ou seja, o núcleo doi .Net é automaticamente pré-compilado em seu computador, mas todo o código que você produz não passa por este processo.

Como eu já falei no post anterior, desde a versão 6 o Entity Framework funciona separado do .Net, através da EntityFramework.Dll, que normalmente é baixada pelo NuGet dentro do Visual Studio. Este processo simplesmente baixa a DLL do repositório do NuGet e copia para uma pasta do seu projeto. Isto é ótimo e funciona muito bem!

Muitas pessoas reclamam em fóruns e blogs sobre o tempo de carga inicial do Entity Framework, ou seja, o primeiro comando executado, seja ela qual for, demora um pouco, mas todas as instruções subsequentes são muito rápidas. Logicamente que o desenho do modelo e o comando podem influenciar neste tempo, mas uma coisa que influencia muito é a falta da pré-compilação.

Vamos ver um exemplo bem simples. Vou criar um projeto Console em C# e fazer engenharia reversa usando o Entity Framework PowerTools, que já expliquei em alguns posts anteriores. Então para me acompanhar, crie um projeto do tipo Console no Visual Studio, conforme a figura abaixo:

Agora vamos fazer engenharia reversa no banco de dados Northwind, mas você pode utilizar qualquer outro banco de dados que tenha. PS: não esqueça de instalar o EntityFramework usando NuGet: Install-Package EntityFramework.

Agora vou escolher o banco de dados e gerar as classes.

Para mostrar a diferença de performance, vou criar uma simples consulta no EF e para marcar o tempo utilizaremos a classe StopWatch(). Veja abaixo:

static void Main(string[] args)
{
   Stopwatch contador = new Stopwatch();
   contador.Start();
   var db = new NorthwindContext();
   var dados = db.Customers;
   
   foreach(var c in dados)
   {
      Console.WriteLine(c.CompanyName);
   }
   contador.Stop();
   Console.WriteLine("\n\nTempo da consulta: {0} segs.\n\n",contador.Elapsed.TotalSeconds);
}

Veja o resultado:

Agora vamos utilizar o NGen neste projeto e refazer o teste. Para isto abra um prompt de comando do Visual Studio (como administrador) e execute o comando abaixo:

ngen Install EFPerformance.exe

Você ver algo assim:

Repare que além do nosso projeto (EFPerformance.exe) a dll do EntityFramework também foi compilada.

Agora vamos executar o programa novamente, direto da linha de comandos e olhem a diferença de velocidade:

Perceba que ficou extremamente mais rápido!!!

Agora se você tem uma aplicação web, você pode melhorar a performance usando comando é aspnet_compiler, mas ele não gera imagens nativas como o NGen, apesar de incrementar a performance através da pré-compilação de alguns arquivos do projeto (.aspx, .ascx, app_code, etc). Se preferir, a IDE do Visual Studio tem esta opção na publicação da aplicação web:

Espero que tenham gostado das dicas!

Abraços e até a próxima.

Carlos dos Santos.