C# Roslyn e Projeto Open Source - CodeCracker

Esta semana a Microsoft anunciou o novo Visual Studio 2015 e junto com ele o C# 6 com seu novo compilador, anteriormente conhecido como Roslyn e agora oficialmente chamado de .Net Compiler Platform.

Com o Roslyn possível termos acesso a estrutura do compilador, sua árvore sintática e também mudar o seu comportamento através de componentes chamados Analyzers.

Na semana passada, quando eu estava na sede da Microsoft em Redmond/USA, participei de um hackaton com o time do compilador Roslyn, onde eu e diversos outros MVPs tivemos a oportunidade de escrever alguns analyzers juntamente com o time do Roslyn e durante este mesmo evento surgiu a idéia de criarmos um projeto Open Source contendo diversos analyzers, totalmente aberto e free, disponível para toda a comunidade de desenvolvedores, nascia então o projeto CodeCracker, naquele momento criamos o time inicial, composto por mim, Giovanni Bassi e o Elemar Junior, todos MVPs de C#. Subimos então os primeiros analyzers e agora estamos trabalhando nest projeto.

Como o projeto é Open Source está no GitHub, todo desenvolvedor que tiver interessde em participar, codificar junto com a gente, basta entrar em contato que adicionamos ao projeto, afinal queremos criar muitos analyzers e fixes!!!

Falando um pouco do que são os analyzers, vou explicar mostrando como eles funcionam, sendo assim, imagine então que você pode condicionar o compilador a validar o código fonte e apontar possíveis melhorias, ja fazendo as correções necessárias, tudo isto no editor de código fonte.

Vamos então a um pequeno exemplo de código:

Este é um típico código onde o desenvolvedor não fez o tratamento da exceção. Agora com um dos Analyzers, o compilador já sugere uma correção:

E ao clicar na opção para corrigir, o código já é modificado:

Esta é a idéia dos analyzers e fixers que estamos construindo no projeto. Se você achou útil, pode começar a utilizar agora mesmo a versão alfa através do Nuget abaixo:

Se você achou demais a idéia e quer escrever analyzers, fale com a gente e participe do projeto open source!

Abraços e até a próxima!
Carlos dos Santos.