ASP.NET Core dá para usar ?

Esta semana aconteceu algo interessante. Tenho um projeto hospedado em um host, que por sinal é muito eficiente, mas me surpreendeu quando perguntei se eles suportavam ASP.NET Core!

A resposta foi “nosso técnico disse que o ASP.NET Core ainda não é estável”

Isto me deixou surpreso e ao mesmo tempo intrigado, pois a plataforma .NET Core já existe há alguns anos e vem melhorando e supreendendo a cada dia! Basta olharmos os números! (Veja aqui um exemplo)

O ASP.NET Core roda “nativamente” em Linux e Mac, isto mesmo, não foi feito somente para Windows não, roda em diversas distribuições de Linux, com muita performance! Ainda não acredita, veja aqui.

Mas você deve estar pensando que os números podem ser manipulados, certo! Errado!

Então vou te dizer uma coisa, aqui na CDS temos vários projetos com ASP.NET Core, Angular, Python, entre outros, todos funcionando muito rapido e estáveis! Dizemos aqui que parece até uma aplicação desktop, rápida, fluida, limpa!

O que acontece, de verdade, é que a Microsoft está mudando, e nos últimos 5 anos se reinventou completamente, colocando muito código opensource, criando frameworks incríveis como o .NET Core e também ferramentas incríveis como o Visual Studio Code. Que alias roda também em Linux e Mac.

O que precisa acontecer é as pessoas mudarem o Mindset a respeito da Microsoft, e não estou aqui defendendo não, estou comprovando! A empresa MUDOU!

Então, se você trabalha em um provedor ou desenvolve software, dê uma olhada no ASP.NET Core, .NET Core, Visual Studio Code e tantas outras feramentas que foram criadas nos últimos anos. Tenho certeza que você vai se surpreender!!!

Tenho certeza que colocar o ASP.NET Core na sua estrutura não irá atrapalhar em nada o que já existe, faça o teste e deixe aqui nos comentários!

Olhe também o Microsoft Azure, uma nuvem sensacional, com milhares de recursos, que certezamente irão “turbinar o seu projeto”.

E se você já desenvolve em ASP.NET Core, comente aqui. Coloque suas experiências e impressões, mesmos que não tenham sido boas, pois assim podemos melhorar a plataforma!

Abraços,
Carlos dos Santos.