Desenvolvimento para Windows Phone 7 – primeiras impressões

Esta semana a Microsoft apresentou o novo Windows Phone 7 no MIX10 em Las Vegas e junto com ele as novas ferramentas para desenvolvimento usando o Visual Studio 2010.

A partir de agora o desenvolvimento será todo feito em Silverlight e XNA, o que torna o desenvolvimento mais simples e com um potencial incrível para o designer.

Você pode baixar o CTP para Desenvolvimento e começar a fazer os primeiros testes. Eu baixei a ferramenta e a primeira impressão foi muito boa, apesar de ainda ser a “primeira versão” pública da ferramenta de desenvolvimento.

Quanto você baixa e instala o CTP, ele adiciona um novo template para desenvolvimento quando você cria um novo projeto:

[](http://carloscds.net wp-content/uploads/image_19.png) 
Observação: inicialmente o template só está disponível para a linguagem C#.

Para este exemplo, iremos escolher Windows Phone Application e vamos manter o nome padrão da solução. Feito isto teremos a tela do designer da aplicação:

[](http://carloscds.net wp-content/uploads/image_20.png)

A partir daí o desenvolvimento é todo em Silverlight, como você pode ver, ao lado direito da tela está o código XAML. Vamos colocar somente um botão e um label e executar nossa aplicação:

[](http://carloscds.net wp-content/uploads/image_21.png)

Agora, clicando no botão, você verá o código C# para o evento:

[](http://carloscds.net wp-content/uploads/image_22.png)

Executando a aplicação (F5), o emulador é aberto e você pode testá-la:

[](http://carloscds.net wp-content/uploads/image_23.png) 

O emulador ainda é bastante simples, se comparado ao emulador do Windows Mobile, mas para você testar as suas primeira aplicações  e ir se familiarizando com o novo ambiente está muito bom.

Para finalizar, acredito que este é um passo interessante para o desenvolvimento com a plataforma .Net e também uma maneira de padronizar o desenvolvimento para dispositivos móveis, e usando Silverlight fica muito mais interessante ainda.

Espero que se divirtam com a nova plataforma e agora não tem mais como deixar de aprender a usar o Silverlight.

[]s,